sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Oi Vert Jam 2011 promove importante encontro de gerações





Andy Macdonald e Pedro Barros estão entre as principais atrações do evento.

A rivalidade será a tônica do Oi Vert Jam 2011. O campeonato, que reúne os melhores skatistas do mundo, terá atletas de diferentes nacionalidades: americana, australiana, francesa, inglesa e brasileira. Cada um quer levar para seu país o título de campeão da primeira etapa do Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS). Mas, nesta edição, o confronto Brasil x Estados Unidos vai ganhar um componente bastante inusitado: o encontro de Pedro Barros e Andy Macdonald. Um verdadeiro duelo de gerações, já que 22 anos de separam o caçula da competição, de 15 anos, da lenda viva do skate mundial. O Oi Vert Jam acontece entre os dias 4 e 6 de março no Parque dos Patins, na Lagoa, Rio de Janeiro.

Só para se ter uma ideia da trajetória dos dois atletas, seguem algumas comparações. No ano em que Pedrinho nasceu, em 1995, Andy Macdonald disputou pela primeira vez o X Games. Quando o menino de Florianópolis teve seu primeiro contato com o skate, com apenas 2 anos de idade, o americano conquistava o primeiro de seus oito títulos de campeão mundial. Em 2010, os dois se enfrentaram na final da modalidade street no X Games 16, na Califórnia. E Pedrinho levou a melhor sobre o veterano de 37 anos.

Desta vez, a tarefa do brasileiro não será fácil. Andy Mac é estreante no Oi Vert Jam, mas tem intimidade de sobra com a modalidade vertical, que é a sua preferida. Por outro lado, Pedrinho foi a grande revelação da edição 2010 do evento ao terminar a competição em 4º lugar, com apenas 14 anos de idade. Humilde, Pedrinho reverencia o ídolo.

“Andy Mac é um dos melhores e mais constantes skatistas do mundo. Ser derrotado por ele numa competição é comum para quase todo mundo. Ele tem um repertório de manobras muito além do meu”, diz.

Além de Andy Macdonald, as principais estrelas internacionais do Oi Vert Jam serão os americanos Danny Mayer, Elliot Sloan, Alex Perelson e Anthony Furlong. Também estarão no Rio o australiano Renton Millar, o inglês Paul Luc Ronchetti e o francês Jean Postec. Entre os destaques brasileiros também vale citar o pentacampeão mundial Sandro Dias, o bicampeão mundial Bob Burnquist e o atual campeão mundial Marcelo Bastos.

O Oi Vert Jam terá transmissão da SporTV na sexta-feira e no sábado. Domingo, a TV Globo transmite a final do skate individual, dentro do Esporte Espetacular.

O evento é uma realização da Maxsports, tem o patrocínio da Oi, Sprite e Volkswagen. A HD é a marca esportiva oficial. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Perfil-O Oi Vert Jam é considerado um dos eventos de esporte radicais mais duradouros do Brasil. No calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro há nove anos, o campeonato é um dos eventos mais aguardados do verão carioca. Há anos tem sua estrutura montada no Parque dos Patins, contando com a beleza da Lagoa e do Corcovado como cenário para manobras para lá de radicais. Na primeira edição, em 2002, o título ficou com Sandro Dias, o Mineirinho. Em 2003, o dinamarquês Rune Glifberg se tornou o primeiro estrangeiro a vencer o torneio. Por causa de uma mudança de datas, o campeonato não aconteceu em 2004, sendo realizado em janeiro de 2005 com vitória de Bob Burnquist. O ano de 2006 marcou o tricampeonato do skatista carioca. Já em 2007, Sandro Dias voltou a brilhar. Bob Burnquist levou o quarto título do Oi Vert Jam, em 2008. O skatista Renton Millar desbancou a hegemonia brasileira, em 2009, e, em 2010, o título ficou com o paulista Marcelo Bastos.

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário