terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Eddie Aikau - Emoção marca cerimônia de abertura


As maiores celebridades do surf de ondas grandes se reuniram na quinta-feira, dia 2 de dezembro, sob um céu nublado na Baía de Waimea para a tradicional cerimônia de abertura do 26º aniversário do Quiksilver em Memória de Eddie Aikau.

Todo ano em dezembro, durante a temporada havaiana, as atenções ficam voltadas a prestigiosa lista de convidados composta por 28 surfistas que deverão surfar ondas gigantescas em Waimea assim como Eddie surfou em seu tempo.

Mas este ano temos a recente perda dos ex-convidados Andy Irons e Marvin Foster, ambos do Hawaii, na qual o mundo do surf tem refletido sobre a importância de encontros como este e o papel que desempenham em honrar o passado, respeitando o presente e olhando para o futuro.

“O falecimento desses amigos mais uma vez nos lembram a vida e a perda de Eddie,” disse o havaiano Kahu Billy Mitchell, rodeado pela família Aikau.

“Mas enquanto estivermos neste círculo, nós percebemos que esse, assim como a vida, é uma continuação daqueles que já se foram, dos que estão aqui, e de surfistas jovens e corajosos que ainda estão por vir,” completou Mitchell.

Entre os presentes estavam o defensor do título Greg Long (San Clemente, CA), e os ex-campeões do Eddie, Kelly Slater (Cocoa Beach, FL), Ross Clarke-Jones (Austrália), Bruce Irons, Clyde Aikau, Noah Johnson e Keone Downing (Hawaii).

"Não importa se o evento vai acontecer ou não, porque o mais importante é esta cerimônia," disse o ex-campeão Ross Clarke-Jones.

“Quando acontece é algo extraordinário, eleva para outro nível, mas este dia é garantido acontecer todos os anos, e estamos aqui juntos novamente. A minha conquista foi algo que eu vivi por 14 anos aqui nas ilhas batalhando por este objetivo. Foi um ponto de satisfação da minha vida. Há algo de especial sobre esta Baía. Este é meu 25º Eddie, estou com 44 anos e me sinto um garoto novamente,” completou Ross.

O Quiksilver em Memória de Eddie Aikau, que acontece em homenagem ao lendário waterman havaiano, Eddie Aikau e reúne os mais dinâmicos e experientes surfistas de ondas grandes do mundo, é considerado o maior desafio de um surfista, que usa sua força física para remar e dropar ondas gigantes.

Também haverá o Prêmio Monster Drop, que vai escolher o surfista que completar o drop mais difícil durante o campeonato. Os juízes irão determinar o vencedor no dia da competição e o surfista escolhido receberá o Prêmio Especial Monster Drop.

O evento é o mais longo e prestigioso evento de ondas grandes do mundo e o único sancionado pela Association of Surfing Professionals (ASP), órgão máximo do surf profissional.

O que começou como um tributo havaiano a um de seus “filhos" surfistas favoritos, em 1984, logo foi tomando corpo e a sua própria história é a razão pelo evento continuar crescendo.

Eddie Aikau apareceu para personificar todas as qualidades humanas que honramos hoje: respeito, humildade, paixão e amor ao próximo. Na Baía de Waimea Bay, por mais de 25 anos, sua história é contada, atravessando o mundo, tocando corações, mente e imaginações: de uma vida vivida com paixão e finalizada heroicamente.

Há 33 anos, com apenas aos 31 anos de idade, Aikau perdeu sua vida numa tentativa de salvar os outros, mas longe de ser esquecida, sua vida, as ondas que surfou, e as vidas que salvou na Baía de Waimea, se tornaram parte da história, passada de pessoa a pessoa pelo mundo, como uma onda procurando à costa.

O Eddie aconteceu apenas 8 vezes em 25 anos. Você não vai querer perder quando a Baía de Waimea anunciar o início deste grandioso evento.

Acesse o site Quiksilver.com/Eddie para ter acesso a informações sobre o swell, acontecimentos no North Shore, vídeos, fotos, perfis dos atletas e também para cadastrar seu número de celular e receber mensagens de texto com alertas sobre o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário