quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tiago Pavan comanda os registros fotográficos da reconhecida cena skatista de Blumenau

Fotógrafo e skatista vem se destacando com colaboração para revistas e campanhas publicitárias de skate.






Por: Vinicius Batista

O skate a quase dois metros de altura, em velocidade, girando sobre seu próprio eixo, com o skatista concentrado em acertar a queda e cair corretamente na base. A manobra dura apenas alguns segundos. E esse pouco tempo ainda é fracionado em diversas partes, para que então uma delas seja capturada pela lente de Tiago Pavan. Essa é a rotina que proporciona ao fotógrafo de Blumenau tanto o dinheiro quanto o prazer. Quando deixa a câmera de lado, ele vira um skatista. E por conhecer bem as dificuldades e as características de estilo do esporte, consegue impressionar pelas fotos que mostram a energia de uma manobra com enquadramentos de quem se preocupa com a imagem.


- A manobra tem uma fração de segundo em que está no "moment" perfeito. Se você errar isso, a foto já nao fica boa. Porém, nem o melhor "moment" fica bom em uma foto mal enquadrada - explica Pavan.

Para unificar essas duas características, o "moment" perfeito e o enquadramento, Pavan é paciente. Esse é um dos pontos da personalidade do fotógrafo ressaltado pelo skatista blumenauense e amigo Vitor Vitoka.

- Nós entramos em um consenso. Eu meio que entro com a visão técnica da manobra e ele tem a visão de arte sobre a foto _ explica o skatista, que já teve dezenas de fotos suas feitas por Pavan publicadas em revistas especializadas. - Além disso, ele é muito crítico do próprio trabalho - finaliza Vitoka.

Criatividade Munido de sua lente grande angular _ que amplia o ângulo de visão - o fotógrafo constrói imagens que valorizam a habilidade do skatista e o cenário escolhido para a manobra. Desde 2000, quando saiu de Chapecó para morar em Blumenau decidido a trabalhar com fotografia, Pavan vem se destacando com colaboração para revistas e campanhas publicitárias de skate.

Como profissional, o equipamento é importante para dar o amparo necessário. Mas as ideias, o conceito e a visão do fotógrafo são os elementos mais importantes. Pavan lembra que mesmo com uma câmera semiprofissional, tem muita gente com trabalhos ótimos devido à criatividade.

- Alguém com uma câmera melhor que a sua é apenas alguém com uma câmera melhor que a sua - comenta o fotógrafo, que sabe muito bem o que quer ressaltar em suas fotos. - Tento passar sobre a cultura do skate, suas manobras, endumentaria, a força de vontade dos atletas em superar os obstáculos e a paixão que todos os skatistas têm pela rua, a maior e melhor pista de skate de todas - finaliza.

O engraçado é que a fotografia favorita de Pavan não é nenhuma de skate. A imagem que orgulha o fotógrafo é a de um camaleão no Parque São Francisco, em Blumenau, que conquistou o 9º lugar no concurso nacional de fotografia da Fundação SOS Mata Atlântica, em 2008.

A cena é forte

O guardinha da Prefeitura que reclamou. Um desconhecido que chutou o tripé da câmera perto da escadaria de um supermercado. Essas são algumas situações enfrentadas pelos skatistas. E a discussão sobre a liberdade de usar a rua como pista ainda vai longe. O que não dá pra discutir é que o skate está cada vez mais profissional, tanto em cima das quatro rodinhas quanto na questão de mercado. E Blumenau tem força. Atleta amador, representante de Blumenau em campeonatos nacionais, o skatista Vitor Vitoka lembra que a cidade tem uma das principais cenas de skate do Estado e espaço garantido em diversas publicações nacionais.

- Nós somos muito reconhecidos fora daqui pelos atletas e pela produção de qualidade em fotografia e vídeos - comenta o atleta.

George Gonçalves, presidente da União Blumenauense de Esportes Radicais (Uber), existente desde 1998, e Diretor Regional da Federação Catarinense de Skate (FCSKT), lembra que os skatistas de Blumenau estão sempre indo atrás de oportunidades e locais para praticar, mas que ainda falta participação para dar força às organizações e federações que representam o esporte.

- Principalmente esse pessoal novo do skate tem que se ligar que tem que fazer parte desses grupos para fortalecer todo mundo _ comenta Gonçalves.

O presidente da Uber comenta que o cenário atual é muito melhor que antigamente, principalmente pela profissionalização do skate. George comenta que apesar disso, apenas poucos conseguem o destaque que chame a atenção do poder público e de grandes empresários. O fotógrafo de skate Tiago Pavan lembra que são poucas as empresas que percebem o poder do skate e que muitos dos melhores atletas da cidade trabalham para sustentar a prática do esporte enquanto poderiam estar gerando publicidade e promovendo as marcas pelo Brasil todo.

- Participamos de diversos campeonatos e apresentações pela Região Sul do Brasil sempre levando pra frente marcas como a General Lyy, Cabanas e De Putta Madre, todas skateshops de Blumenau que dão apoio para mim e para outros atletas - finaliza Pavan.

Para ver mais fotos de Tiago Pavan, acesse www.flickr.com/tiagopavan.

Acompanhe notícias e saiba mais sobre a Federação Catarinense de Skate em www.fcskt.com.br

Confira uma galeria com mais fotos de skate de Tiago Pavan.


Fonte: Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário