quarta-feira, 26 de outubro de 2011

UCASI participa de reunião sobre implantação do Território da Paz na Mathias Velho

  


  Representantes de diferentes segmentos da comunidade dos bairros Mathias Velho e Harmonia reuniram-se com o poder público municipal na noite de quarta-feira, 26, para o 3º encontro de discussão sobre a implantação do Território de Paz da Grande Mathias Velho (que inclui os dois bairros). 

O local da reunião, o Complexo Esportivo da Escola São Francisco (rua Candelária esquina Florianópolis), já é de significativa importância para a região.

Conforme anunciou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato é ali que deverá funcionar o Núcleo de Justiça Comunitária da região, um dos processos embrionários do Território Mathias. A boa notícia também foi divulgada em seguida: o projeto de instalação do Núcleo de Justiça Comunitária foi aprovado em primeiro lugar no país.

A consolidação do projeto do Território também foi apresentada nas diferentes ações que somadas, garantem a abrangência cultural, social e comunitária estabelecida nos encontros com a comunidade.

O secretário Eduardo Pazinato lembrou que atualmente são 51 estas ações, mas que a intenção é aumentar este número. Algumas delas, muitas já implantadas, foram citadas:

*Segurança - plantão integrado, Comissão Interna de Prevenção de Violência Escolar, registro eletrônico de ocorrências, Centro Integrado Móvel de Policiamento Comunitário (em licitação, com capacidade para equipes da BM, PC, GM e serviços à população).

*Saúde - ampliação de UBS
*Obras - asfaltamento de diversas ruas
*Desenvolvimento Urbano - processos de regularização fundiária nas vilas União dos Operários e Santo Operário
*Esporte e Lazer - praça da Juventude do Mathias Velho
*Cultura - Caravana Cultural, Bibliopraças, etc.

*Meio Ambiente - revitalização da praça Sargento Rosa e construção da Praça Verdes Campos

*Educação - reformas e construção de escolas

A implantação do Território da Paz no bairro Mathias Velho, foi anunciada pelo governador nesta terça-feira, 25. O lançamento acontecerá no dia 29 de novembro. A atividade integra o RS na PAZ - Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul -, que inaugura uma nova fase na consolidação do princípio de que segurança pública não é sinônimo de polícia. É um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas.

Na cidade, a Prefeitura trabalha de forma afinada com o Governo do Estado a fim de instalar um programa que contemple as características da região, sua cultura e sua população.

Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha
FONTE: Prefeitura Municipal de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário