quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ato pede liberação do skate na Praça 15 e em outras vias

   A atriz Cissa Guimarães apoiou ontem uma mani festação de skatistas na Praça 15, no Centro do Rio. Madrinha do movimento pela liberação do local e de vias públicas para a prática do skate, ela lembrou emocionada do filho Rafael Mascarenhas, morto há quase um ano enquanto andava de skate no Túnel Acústico, na Gávea, Zona Sul da cidade. O jovem, de 18 anos, foi atropelado por um carro que disputava um racha na via, que estava fechada para manutenção.

    Atriz Cissa Guimarães se emocionou lembrando do filho Rafael durante ato de skatistas
    Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
 
Esta foi a quarta edição da mobilização, que, nesse ano, conseguiu da Prefeitura do Rio a anulação do decreto que proíbe o uso de skate em vias públicas. O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Romário Galvão Maia, criticou a proibição, de 1999. “É um decreto burro”, disse.


Ele anunciou a criação de uma nova praça para a prática do esporte, que receberá o nome de Rafael Mascarenhas, em homenagem ao filho de Cissa, deixando a atriz emocionada. A praça ficará sob os viadutos localizados no encontro da Avenida Presidente Vargas com a Avenida Francisco Bicalho, na Cidade Nova.

Contra preconceito

Na Praça 15, a prática livre do esporte será nos dias de semana, a partir das 20h, e nos fins de semana e feriados, a partir das 14h. Antes, a Guarda Municipal coibia as atividades. Cissa reclamou do preconceito. “É uma loucura acharem que skatista é marginal. Só chamam assim porque o skate não tem um lugar. O jogador de futebol tem o clube, o tenista tem a quadra. E o skatista?”, questionou.

A atriz entregou ao secretário de Esportes e Lazer e ao subprefeito do Centro, Thiago Barcellos, um projeto que visa a transformação do Túnel Acústico em galeria de arte urbana e propõe o fechamento da via para o uso do skate.

Fonte: O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário