sábado, 5 de fevereiro de 2011

Brasil tem parte em vídeo Finlandês




Acaba de ser lançado em território finlandês o vídeo “Holiday Footage”, vídeo produzido e editado por Juha Pönkänen, um dos grandes produtores de vídeo de skate na Europa. O vídeo é dividido por países, como um apanhado de imagens do continente africano, da Finlândia, Espanha, e Brasil. A parte verde amarela do vídeo conta com manobras de Fabio PIres, Jeremias Delgado, Felipe Marcondes, Carlos Ventura "Borracha", Gui Barbosa, Jani Laitiala e Marcelo Formiguinha. Veja abaixo o relato do skatista e fotografo da CemporcenoSKATE, Renato Custodio, que acompanhou algumas destas sessões realizadas no Brasil que ilustram este recém lançado vídeo:

"Largar tudo no Brasil para se estabelecer em outro continente, é para poucos. Se tornar um embaixador do skate brasileiro num país como a Finlândia é para uma pessoa só, e Fabio Pires é este skatista. Ele já está há alguns anos morando em Helsinki, aprendeu o idioma local e está constituindo uma família. De uns tempos para cá, Fabinho também resolveu desenvolver uns trabalhos com pintura, colagens misturando cinema, arte e política (veja a foto de um trabalho recente em Taubaté). Atualmente ele faz parte da equipe de profissionais da POSSO! e todo ano retorna para participar de viagens pelo Brasil com a equipe, alem de visitar a família com a "sua família" e ainda quando possível, trazer algum finlandês para sentir o ‘feeling’ brasileiro. Numa dessas viagens com o Jeremias Delgado (amador de destaque na Finlândia) em São Paulo, pude participar de algumas sessões e levei eles para alguns lugares que costumo passar durante a semana. Dentre eles, a redação da CemporcentoSKATE e o CEU Butantã." - Renato Custódio

Veja abaixo um texto que o próprio Fabio escreveu a respeito do vídeo, além de palavras do editor e videomaker Juha Pönkänen.

“Acredito ter passado uma impressão muito boa de nosso País. Na parte do Brasil não tem apenas imagens de skate. Procuramos filmar também o comportamento do cotidiano, e é claro, nossa rica natureza. Não deixando de mostrar os picos ‘roots’ que se encontram por aí, que por sinal, eles se interessam muito nestes lados de cá. A parte do Brasil, além de mim, contou com manobras de Jeremias Delgado, Felipe Marcondes, Carlos Ventura "Borracha", Gui Barbosa, Jani Laitiala e encerra com Marcelo Formiguinha. No contexto de todo o vídeo também se encontram grandes nomes da cena européia como: Pirkka Pollari, Tuukka Korhoen, Simo Mäkelä, entre outros. Após o término do vídeo na premiére, tive uma sensação que nunca tinha sentido antes. Mesmo após sair em muitas fotos de skate publicadas em revistas locais (na Finlândia), só agora me senti como um "embaixador" do skate brasileiro nestas terras tão frias.” - Fabio Pires, skatista profissional brasileiro residente em Helsinki, capital da Finlândia.

“O video para mim foi um pouco surpresa. No começo era pra fazer um vídeo ‘basico’ em HD, mas aí ouvi de alguns amigos que teriam materiais de lugares interessantes. Primeiro o Jeremias Delgado falou que tinha umas imagens especiais do Brasil. Só de falar do Brasil aqui na Escandinávia, parece tão legal, que tinha certeza que o material seria interessante. Outro amigo, Arsi Keva, tinha acabado de voltar de uma viagem de dois meses pela África. Perguntei já logo se poderia usar o material no próximo vídeo. Ainda bem que o Arsi topou. Nesse momento decidi juntar o máximo de material em ‘DV’ dos amigos. Tinha filmagens da Finlândia, Espanha, África e do Brasil. Desta forma, tive que inventar alguma idéia pro vídeo. Demorou um pouco mas finalmente achei o certo, "Holiday Footage". A palavra ‘holiday’ quer dizer ‘férias’, nesse contexto, mas pra mim isto tem um significado maior. Toda vez que subo em cima do skate, isto parece que tiro férias de todas as responsabilidades e problemas do dia a dia.” - Juha Pönkänen, editor do vídeo “Holiday Footage”.

Texto: Marcos Hiroshi

Aguardem aqui novidades sobre o "Holiday Footage". Enquanto isso, veja abaixo a abertura desta produção:





Nenhum comentário:

Postar um comentário