sábado, 30 de outubro de 2010

FIX TO RIDE


A segunda edição do FIX TO RIDE no Brasil já está a todo vapor. A tradicional pista de skate e berço de grandes nomes da modalidade no Brasil, IAPI, está sendo totalmente reformada desde do dia 19 de outubro deste ano pela Converse Skateboard.

A Pista de IAPI é uma casa para muitos skatistas reconhecidos como,por exemplo os riders Daniel Crazy e Carlos Ribeiro. Antes dessa iniciativa, toda o local estava com problemas como: rachaduras nos obstáculos, cantoneiras soltas, falta de drenagem, lixo e, principalmente, buracos por todo o caminho. "Gravamos a sessão de despedida dos buracos com vários amigos, entre eles skatistas de várias gerações que também fazem parte dessa história", conta Frederico Naroga, supervisor da divisão Skate da Converse Brasil. O vídeo pode ser visto no:

Com a reforma, a pista do IAPI se tornará novamente um dos melhores locais para a prática de skate do Brasil. "Investimos tempo em dinheiro para que a pista tivesse alguns dos principais problemas resolvidos. O processo foi bem democrático, conversamos com os skatistas locais, sem distinção de marcas, e fizemos um estudo completo sobre qual seria a melhor intervenção para se fazer", completa Naroga.

Entrega com festa

A reforma já tem data para acabar: dia 6 de novembro. E a entrega para a comunidade acontecerá com um evento incrível na cidade de Porto Alegre. Uma competição, que acontece na mesma data, e fecha com chave de ouro a segunda edição do FIX TO RIDE Brasil.

Em POA o evento reunirá 40 dos maiores skatistas brasileiros no mundo e que tem a pista do IAPI como parte de sua história. Eles serão os primeiros a experimentar a nova IAPI, com dois novos obstáculos, mais um presente da Converse para o local. Além disso, eles concorrerão a R$ 10 mil em dinheiro.

O público poderá conferir, gratuitamente, a pista restaurada e a competição, além de muita música, no dia 6 de novembro (em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 7) das 10 h às 19 h. Mais informações no site: www.converseskateboard.com.br/fixtoride

Por que essa pista?

Inaugurada em 2001, a pista do IAPI, que fica na Praça Frederico Balvê, é sem dúvida um dos points mais importantes do skate nacional. Assim como Daniel Crazy e Carlos Ribeiro, riders da Converse Skateboard, passaram por lá vários skatistas hoje reconhecidos no cenário internacional.

Sua importância e, principalmente, sua carência por reformas foram apontadas pelo Guia de Pistas da revista 100% Skate, que apurou que, na verdade, e como muitas outras construções públicas feitas no País, ela foi entregue à sociedade sem de fato nunca ter sido concluída. Passou apenas por alguns reparos isolados e bastante esporádicos durante toda sua existência. Resultado: hoje a pista do IAPI representa um risco para todos os skatistas que nela andam.

A reforma

Para reverter esse quadro e fazer com que a pista do IAPI faça jus ao nome que carrega, a Converse Skateboard, única investidora do projeto, iniciou a reforma da pista gaúcha em 19 de outubro. E o trabalho de reconstrução não prevê apenas a eliminação dos problemas constatados, mas o aperfeiçoamento de todo o local. Além disso, a empresa irá doar para a pista dois novos obstáculos, que ajudarão a resolver algumas de suas deficiências: "Esse trabalho reforça o posicionamento da Converse Skateboard em relação ao incentivo ao skate brasileiro. Além de mantermos nosso patrocínio a campeonatos, skatistas com carteira assinada e investirmos na criação de vídeos, também cuidados do patrimônio da história do skate", conta Naroga.

FIX TO RIDE - Competição em clima de festa

O FIX TO RIDE, desenvolvido pela Converse, foi realizado pela primeira vez em janeiro de 2007, na Argentina. No Brasil, sua primeira edição, feita no ano passado, deu vida a uma das mais bonitas paisagens do Rio de Janeiro ao recuperar o bowl do Arpoador. A ação consiste no resgate das pistas e locais que contribuíram e ainda podem contribuir muito para a história do skate nacional e de muitos jovens.

E como o nome do projeto já diz, se a idéia é arrumar a pista pra depois andar. Ao entregar cada um dos novos picos, a Converse ainda promove uma competição antológica para o dia da inauguração das novas pistas. Foi assim na segunda edição do evento realizado na Argentina este ano, na qual Biano Bianchin faturou o primeiro lugar, e também no Rio.

O nome IAPI

O IAPI é a sigla para Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários, que, depois de 1945 passou a financiar projetos de habitação nas grandes cidades, como em Porto Alegre. O projeto arquitetônico popular, de White Lírio Martins, deu nome a muitas regiões e bairros onde foram construídos. Daí, o nome pista do IAPI, emprestado pelo nome do tradicional bairro de classe média, na Zona Norte de Porto Alegre, com bonitas casas da década de 40 e onde nasceu Elis Regina.

Converse

A CONVERSE Inc. é sediada em Massachusetts. Fundada em 1908, a empresa construiu uma forte reputação com produtos como Chuck Taylor All Star, entre outros. Hoje, oferece um diverso portfólio, comercializado em mais de 160 países.

Adotada pelos skatistas desde os anos 70, a CONS é sinônimo de skate no mundo. Em 2008, a empresa abriu sua divisão de Skateboard que, no Brasil, oferece modelos de tênis exclusivos para os skatistas.

Outras informações, acesse: CONVERSE SKATEBOARD

Assessoria de Imprensa:
Baião de 3 - Comunicação e Design (11) 3010-0979
Patrícia Larsen - Cel: (11) 9996-5207
Cléa Martins - (11) 8737-7676
www.baiaode3.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário