quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Converse FIX TO RIDE


Depois de restaurar o bowl da Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, que estava abandonado e ameaçado de demolição, a Converse Skateboard está reformando a pista do IAPI, em Porto Alegre, um dos berços do skate brazuca.


A Converse Skateboard acaba de anunciar que fará a segunda edição do FIX TO RIDE no Brasil. Desta vez, é a pista do tradicional Bairro do IAPI, em Porto Alegre, que passará por uma bela reforma. Intervenção mais do que merecida, já que essa pista, que é berço de alguns dos skatistas mais notáveis do Brasil e do mundo, está em um estado pra lá de lamentável. Há degradação por todos os lados, assim como rachaduras nos obstáculos, cantoneiras soltas, problemas de drenagem, lixo e, principalmente, pedras por todo o caminho.

A reforma, que começou no dia 13 deste mês, vai até o início de novembro – quando a Converse Skateboard patrocina um campeonato com 40 dos maiores skatistas brasileiros no mundo e que tem a pista do IAPI como parte de sua historia. Eles ajudarão a Converse escrever mais essa história do skate nacional e ainda concorrerão a muitos prêmios em dinheiro. “Quando investimos na restauração de um espaço público tão incrível como esse, estamos investindo na verdade na história de quem já passou por aqui, assim como daqueles skatistas que têm este local como referência sócio-cultual, além de área de lazer”, afirma Frederico Naroga, supervisor da divisão Skate da Converse Brasil.

Por que essa pista?

Inaugurada em 2001, a pista do IAPI, que fica na Praça Frederico Balvê, é sem dúvida um dos points mais importantes do skate nacional. Assim como Daniel Crazy e Carlos Ribeiro, riders da Converse Skateboard, passaram por lá vários skatistas hoje reconhecidos no cenário internacional.

Sua importância e, principalmente, sua carência por reformas foram apontadas pelo Guia de Pistas da revista 100% Skate, que apurou que, na verdade, e como muitas outras construções públicas feitas no País, ela foi entregue à sociedade sem de fato nunca ter sido concluída. Passou apenas por alguns reparos isolados e bastante esporádicos durante toda sua existência. Resultado: hoje a pista do IAPI representa um risco para todos os skatistas que nela andam.


A reforma

Para reverter esse quadro e fazer com que a pista do IAPI faça jus ao nome que carrega, a Converse Skateboard, única investidora do projeto, iniciou a reforma da pista gaúcha em 13 de outubro. E o trabalho de reconstrução não prevê apenas a eliminação dos problemas constatados, mas o aperfeiçoamento de todo o projeto arquitetônico do local. Além disso, a empresa irá doar para a pista dois novos obstáculos, que ajudarão a resolver algumas das deficiências do local: “Esse trabalho reforça o posicionamento da Converse Skateboard em relação ao incentivo ao skate brasileiro. Além de mantermos nosso patrocínio a campeonatos, skatistas com carteira assinada e investirmos na criação de vídeos, também cuidados do patrimônio da história do skate”, conta Naroga.



FIX TO RIDE – Competição em clima de festa


O FIX TO RIDE, desenvolvido pela Converse, foi realizado pela primeira vez em janeiro de 2007, na Argentina. No Brasil, sua primeira edição, feita no ano passado, deu vida a uma das mais bonitas paisagens do Rio de Janeiro ao recuperar o bowl do Arpoador. A ação consiste no resgate das pistas e locais que contribuíram e ainda podem contribuir muito para a história do skate nacional e de muitos jovens.

E como o nome do projeto já diz, se a idéia é arrumar a pista pra depois andar. Ao entregar cada um dos novos picos, a Converse ainda promove uma competição antológica para o dia da inauguração das novas pistas. Foi assim na segunda edição do evento realizado na Argentina este ano, na qual Biano Bianchin faturou o primeiro lugar, e também no Rio.

Na reabertura da pista do IAPI não será diferente. 40 dos maiores skatistas brasileiros, que competem aqui e em outros paises, vão participar da prova e concorrer a um total de R$ 10 mil em dinheiro.

O público poderá conferir, gratuitamente, a pista restaurada e a competição, além de muita música. A data do evento será divulgada em breve pela Converse Skateboard, também através do www.converseskateboard/blog.


O nome IAPI

O IAPI é a sigla para Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários, que, depois de 1945 passou a financiar projetos de habitação nas grandes cidades, como em Porto Alegre. O projeto arquitetônico popular, de White Lírio Martins, deu nome a muitas regiões e bairros onde foram construídos. Daí, o nome pista do IAPI, emprestado pelo nome do tradicional bairro de classe média, na Zona Norte de Porto Alegre, com bonitas casas da década de 40 e onde nasceu Elis Regina.

Converse



A CONVERSE Inc. é sediada em Massachusetts. Fundada em 1908, a empresa construiu uma forte reputação com produtos como Chuck Taylor All Star, entre outros. Hoje, oferece um diverso portfólio, comercializado em mais de 160 países.

Adotada pelos skatistas desde os anos 70, a CONS é sinônimo de skate no mundo. Em 2008, a empresa abriu sua divisão de Skateboard que, no Brasil, oferece modelos de tênis exclusivos para os skatistas.

Outras informações, acesse: CONVERSE SKATEBOARD




Nenhum comentário:

Postar um comentário