quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Medalha de ouro aos 15 anos, skatista Pedro Barros vira sensação dos X-Games



Participar pela primeira vez de uma competição como profissional e vencer, não é para qualquer atleta. Fazer isso aos 15 anos de idade, então, é raridade. Foi o que aconteceu na vida do garoto catarinense Pedro Barros no último domingo, dia 1º, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O skatista, que mora e treina em Florianópolis, faturou a medalha de ouro na modalidade skateboard streetpark (disputa em obstáculos, simulando os encontrados em uma rua) dos X-Games, uma espécie de "olimpíadas" dos esportes radicais. Pedrinho, como é chamado por aqui, nem era nascido quando o evento foi criado, em 1995 (está na 16ª edição).

Aliás, mais um detalhe para o ineditismo da conquista: nunca um atleta nascido depois da criação do evento havia faturado o ouro. Mesmo assim, Pedrinho não é o mais jovem a obter a façanha. A honra coube ao norte-americano Ryan Sheckler, também skatista, que venceu em 2003, com 13 anos, e tornou-se o atleta mais jovem a subir no lugar mais alto do pódio dos X-Games.

Mesmo assim, o catarinense foi a sensação da competição este ano. Na final, ele bateu o veterano norte-americano Andy MacDonald, de 37 anos. Pedrinho usou uma combinação de giros de 540º (a manobra favorita, que treina no quintal de casa, na Capital, onde tem uma pista de skate "particular") com grinds (deslizadas nos corrimãos) que lhe renderam a nota final de 86; MacDonald fez 81 pontos. O norte-americano Kevin Kowalski, de 17 anos, completou o pódio, com 78 pontos.

Após receber a medalha, o garoto considerado sucessor de Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho, os maiores expoentes do Brasil no esporte, explicou que a pouca idade não interfere na maneira como anda de skate. Pelo contrário: ajuda bastante.

— Nós somos jovens, então temos mais energia. Acho que a gente se anima mais — comentou o garoto, que teve o primeiro contato com o skate com apenas 10 meses de idade.

De lá para cá, vem acumulando títulos no amador, sempre incentivado pelo pai, André, que está com ele em Los Angeles. Pedrinho também competiu na modalidade Big Air (megarrampa): chegou à final e terminou na quarta posição. É só o início da carreira profissional do prodígio do skate catarinense.

Fonte:clickrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário