quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Agora Sim



Ao contrário do Brasil, o ano na Espanha começa somente após o dia 6 de janeiro, data até quando se extendem as festas de fim de ano. Ou seja: noche vieja (véspera de natal), noche buena (véspera de ano novo) e dia de reyes (6 de janeiro, quando os reis magos chegaram à Belém), que é o mais comemorado pela criançada, pois é quando ganham mais presentes. Ou seja, uma oleada (grande onda) de novos praticantes.


O meu ano começou mesmo no dia 9 de janeiro, quando, pela primeira vez, comecei a fazer algo que nunca havia feito, ensinar a um grupo de “niños” algumas das coisas que aprendi nesses quase 22 anos de skate. As aulas estão rolando em parceria com a prefeitura da cidade de Sitges, que quer mostrar que o skate (assim como grafitti e o break) são coisas que podem ser ensinadas com valores cívicos.

Ao todo, foram 19 inscritos para 25 vagas disponíveis e dois skatistas tentando ajudar “los chavales” (moleques) a aprenderem que skate é muito mais que só acertar manobras. Algo muito, mas muito gratificante é ver como aos poucos, essa galerinha vai aprendendo as coisas que ensinamos. Para mim, 2010 já começou com alguns percalços logo no primeiro dia!

Fui andar com meu amigo Jan numa pista recém inaugurada aqui da região. Bom, como toda pista nova, estava cheia de crianças, bikers, rollers e outros “esportes radicais” menos praticados no Brasil. Numa das vezes que fui dropar o perfeito banks da área, quando me preparava para subir a outra transição, dei de cara com o biker sem a mínima noção do que fazia. Resultado, choque eminente! O tal biker, que devia ter uns 16 anos, me xingou porque sua bicicleta não tinha freio. Não pensei duas vezes e joguei a bicicleta dele longe, para não jogar o próprio... Bom, entre canelas machucadas e orgulhos feridos, preferi nem andar mais e fazer umas fotos de Jan.

Não demorou nem 10 minutos para chegar a polícia e começarem a me perguntar o que tinha acontecido, pois o tal moleque os chamou dizendo que eu o havia agredido (quem me conhece, sabe o quão agressivo eu posso ser!). Para resumo de conversa: pelo menos a foto ficou legal, mas minha primeira session do ano foi uma bosta. A única coisa boa de tudo isso é que eu voltei várias vezes à pista e esse moleque não deu mais as caras por lá.

P.s.: Nada contra bikers ou o que seja. Cada um que se divirta como queira, mas, se você está em um skatepark, pelo menos respeite os “verdadeiros” beneficiados pela contrução e, quem, geralmente faz alguma coisa para que aquilo se torne real, pois, em geral, essa galera sempre se dá bem por conta da nossa luta!


Legendas:

1) Jan, fs smithgrind
2) Os alunos da escolinha de Skate de Sitges


Texto:
Rodrigo Kbeça
Revista Cemporcento Skate




Nenhum comentário:

Postar um comentário